Connect with us

Novidades

A fábrica de brinquedos do Pai Natal muda-se para a UA

Avatar

Publicado há

em

Carros, motas, comboios e aviões, jogos e instrumentos musicais eletrónicos, bonecas e peluches. Estão todos nas mãos dos estudantes do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro.

E porquê? Porque estes alunos vão consertar todos estes brinquedos usados, para que na noite de Natal possam ganhar uma segunda vida nas mãos de crianças economicamente desfavorecidas. O projeto chama-se Sharetoy, é da responsabilidade dos estudantes do IEEE Student Branch da UA e do Núcleo de Robótica Diversificada (NERD) do DETI, e junta a solidariedade à possibilidade dos futuros engenheiros eletrónicos aplicarem os seus conhecimentos em casos reais.

sharetoy_2“Para além de querermos melhorar o Natal de muitas crianças com a entrega dos brinquedos recolhidos, queremos também que esta iniciativa tenha um caráter pedagógico para os estudantes da UA”, apontam os responsáveis pela iniciativa Pedro Magalhães e Miguel Ferreira, respetivamente do IEEE Student Branch da UA e do NERD. Para quem ainda quiser participar, seja com a entrega de brinquedos, seja com uma mãozinha, os estudantes lembram que há vários pontos de recolha espalhados pelo campus e que toda a ajuda nas oficinas, que abrem as portas todas as quartas feiras, é muito bem-vinda.

sharetoy_3O trabalho de reparação, que envolve várias dezenas de estudantes, sobretudo do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, está a decorrer desde novembro naquela que é uma autêntica fábrica de montagem e reparação de brinquedos. No espaço improvisado no DETI há mesmo vários ateliers – entre o de impressão e modelação 3D, o de limpeza e costura, o de adaptação, diagnóstico e o de reparação eletrónica – por onde, e dependendo da área de interesse, os estudantes podem escolher dar o seu contributo.
Para além das reparações, os estudantes estão também a adaptar brinquedos eletrónicos de forma a que possam ser utilizados por crianças com necessidades educativas espaciais.

No final da campanha os brinquedos vão ser doados à Pediatria do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e à Cáritas Diocesana, também de Aveiro, instituições que vão fazer chegar os presentes às crianças de famílias que, de outra forma, não teriam possibilidade de preencher os sapatinhos.

[Foto: Universidade de Aveiro]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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