No espaço de dez anos, os portugueses passaram a consumir menos 25% de cerveja. O setor culpa a crise e o aumento dos impostos.
Não sabemos se te revês nesta estatística, mas aqui vai: Cada português bebe, em média, menos 15 litros de cerveja do que há uma década. Esta é uma notícia avançada pela edição impressa de hoje do jornal Público, e refere que em 2015, cada cidadão bebeu 46 litros de cerveja, um valor que está muito longe dos 61 litros registados em 2005.
Ainda de acordo com o diário, Rui Lopes Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV), diz que as sucessivas quebras de consumo estão relacionadas com a diminuição generalizada nas despesas dos portugueses, que se verificou a partir de 2010. Deixámos de ir tanto a restaurantes, começámos a ficar mais em casa e a cozinhar refeições e, segundo a APCV, é na restauração, nos cafés e nos bares que se vende 63% da cerveja em Portugal.
Por outro lado, o aumento do IVA da restauração para 23% em 2012 – um efeito que entretanto atenuado com a reposição nos 13% para as refeições e serviços de cafetaria – pode ser outras das causas para esta quebra no consumo de cerveja.
E tu, passaste a beber menos cerveja?
[Fonte: Público]