Quantas vezes já deste por ti a acordar a meio da noite, e a veres se tinhas alguma mensagem nas tuas redes sociais? Há um estudo para isso…
Confessa: passas o dia agarrad@ ao teu telefone. É algo que todos fazemos, seja por questões de trabalho, de estarmos ligados aos nossos contactos, ou ambos. O problema é que, de acordo com um estudo recente da Deloitte, também não conseguimos desligar do telemóvel durante a noite…
Uma nova pesquisa feita no Reino Unido com 4 mil pessoas, descobriu que uma em cada três pessoas consultam o seu telefone a meio da noite. Porquê? Para “checkar” se receberam novas mensagens, para ver notícias, e para “checkar” e-mails do trabalho. Aparentemente, começa a ser um hábito acordar a meio da noite para verificar o estado das notificações do telemóvel, algo que não é saudável.
O estudo apurou ainda que a percentagem sobre para os 50% quando falamos dos adultos com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos. Mas há mais: os resultados conseguiram ainda mostrar que um décimo dos inquiridos vê o telemóvel logo após acordar.
Este hábito pode ser prejudicial e perturbar o sono, já que a luz brilhante emitida pelos smartphones pode afetar o relógio biológico, afetando a secreção de melatonina, que regula o ciclo do sono, e fazendo com que fique mais difícil para a pessoa adormecer.
A pesquisa alerta para que aprendamos a administrar melhor a nossa vida com os smartphones, em vez de permitir que eles controlem a nossa vida. E tu, revês-te nas conclusões deste estudo?