Connect with us

Novidades

12 horas de festa na abertura do MAAT

Avatar

Publicado há

em

O novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da cidade de Lisboa é inaugurado já amanhã, e no dia 5 de outubro abre ao público com vários eventos, performances e concertos gratuitos.

A arquitetura é impressionante e é mais um exemplo da extensa oferta cultural que está a tomar conta da zona de Belém, em Lisboa. O novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) está em destaque ao longo desta semana, com inauguração formal do Presidente da República e do Primeiro-Ministro no dia 4, e abertura de portas ao público no dia seguinte.

Mas não será uma abertura de portas qualquer. Aproveitando o feriado, a Fundação EDP organizou uma festa aberta a toda a cidade, que inclui 12 horas de eventos, performances e concertos gratuitos. A inauguração do edifício coincide também com a abertura de três exposições no MAAT: Pynchon Park, de Dominique Gonzalez-Foerster, multipremiada artista francesa que vive entre Paris e o Rio de Janeiro; The World of Charles and Ray Eames, sobre o influente casal norte-americano de designers; e A Forma da Forma, uma mostra de arquitetura com curadoria do falecido Diogo Seixas Lopes.
Para além de receber exposições temporárias, o MAAT passará a albergar a coleção da Fundação EDP, com obras desde a década de 60 do século XX e cerca de 250 artistas portugueses.

O MAAT vai funcionar em complementaridade com a Central Tejo, e tem a assinatura da arquiteta britânica Amanda Levete, cujo ateliê desenhou também a extensão do museu Victoria and Albert, em Londres. A fachada do edifício faz lembrar uma concha, por ser curva, é revestida a cerâmica e possui uma rampa relvada que permite caminhar sobre o teto, que é visto como “uma plataforma panorâmica para o Tejo e para toda a área cultural de Belém”.

[Foto: Fundação EDP]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *