Connect with us

A Tua Revista

Cerveja artesanal portuguesa? É por aqui

Avatar

Publicado há

em

Chama-se The Beer Station, é um novo espaço na Baixa de Lisboa, e com cerca de 50 variedades de cerveja artesanal portuguesa à tua escolha, o difícil é mesmo escolher. A Mais Superior passou por lá para provar algumas variedades, e conta-te tudo sobre a cerveja e o ambiente que vais encontrar.

Quando falamos de bebidas alcoólicas, Portugal é reconhecido como um excelente produtor de vinho. Agora, há um peruano e um argentino a querer mostrar que os portugueses são igualmente bons a fazer cerveja. Assim nasceu a The Beer Station, um novo espaço aberto desde julho em Lisboa, junto à estação do Rossio, no Largo do Duque do Cadaval.

Cerveja artesanal com fartura
Aqui, convenientemente afastado da confusão habitual da baixa lisboeta, poderás provar a melhor cerveja artesanal produzida em Portugal. À tua disposição estão cerca de 50 variedades, a preços acessíveis, que chegaram ao The Beer Station graças à paixão de Marco Leyvalhe e Gonçalo Ceria pela cultura cervejeira nacional.
Para além disso, o The Beer Station está em festa às sextas-feiras, e em cada uma delas, uma marca de cerveja é convidada a mostrar as suas especialidades a um preço promocional.

A Mais Superior visitou o The Beer Station e experimentou duas cervejas. A primeira chamava-se Galaxia e era da marca Dois Corvos, e a segunda a Red Zeppelin Ale, da marca Musa. Achámo-las bastante diferentes daquilo que estamos habituados a encontrar nas cervejas mais convencionais: têm mais aroma, são mais suaves, e no caso da Red Zeppelin Ale, o sabor a fruta é aquilo que a distingue. E sim, chegamos realmente a sentir um travo a pêssego.

Na lista de cervejas há ainda seis opções de marcas europeias, com representantes alemãs, belgas, checas, holandesas, irlandesas e escocesas, que vêm desenvolver ainda mais o paladar do público português, mas também dos estrangeiros que visitarem o espaço. Mas estes, dizem os responsáveis, já estão há muito rendidos à cerveja artesanal.

Uma cerveja bebe-se e desfruta-se
“Queremos acabar com a ideia de beber cerveja em quantidade. Queremos que as pessoas saibam apreciar e saborear cerveja, aumentando o número de variedades que bebem, e alargando o seu leque de opções para quando lhes apetece beber.” Quem o diz é Gonçalo Ceria, que reforça que esta cervejaria quer introduzir a cultura cervejeira no hábito dos portugueses.

Segundo este empresário, “há uma cultura cervejeira muito maior no resto da Europa, e é pena que em Portugal isso não se verifique, até porque há muitas cervejas portuguesas com qualidade”. Para além disso, refere, os jovens “estão sempre à procura de coisas novas, e no The Beer Station podem encontrar uma grande variedade de cervejas”.

O espaço
No The Beer Station encontrámos uma área interior pequena mas aconchegante, onde uma grande amostra de garrafas vazias adorna as paredes interiores. Mesas simples de madeira com bancos característicos das tradicionais tascas portuguesas confirmam aquilo que os responsáveis dizem: A grande riqueza deste espaço está mesmo no interior das garrafas.
No exterior, a esplanada convida a uma tarde de conversa com amigos. O ambiente é tranquilo e o pôr-do-sol chega acompanhado de música ao vivo.

E como uma cerveja que se preze cai ainda melhor com um bom acompanhamento, na ementa do The Beer Station podes encontrar também as tradicionais tábuas de queijos e enchidos, pão e azeitonas, tremoços e escabeche. E em datas especiais, poderás ainda conhecer o ceviche e a casa limeña, petiscos típicos do Peru.

Mas se para ti não há nada como beber uma boa cerveja, então deves a ti mesmo uma visita ao The Beer Station.

[Reportagem e Fotos: Sofia Cristino]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *