Connect with us

Lazer & Cultura

Os Fingertips estão de regresso! Lê aqui a entrevista

Avatar

Publicado há

em

Dizem que ganharam mundo e que aprenderam a ir à luta para alcançar o seu sonho, e que isso os faz agora entregar ao público músicas com um carinho especial. Os Fingertips estão de volta ao ativo, com um som menos pop rock e mais pop alternativo, e o novo EP deve chegar até ao final do ano. A Mais Superior foi descobrir mais sobre a “nova vida” da banda.

Para quem ainda se lembra da “primeira versão” dos Fingertips de outrora, quão diferente (ou semelhante) é esta segunda vida da banda?
Não colocaria as coisas nesses termos, como se houvesse uma primeira e uma segunda vida da banda, uma vez que o Rui sempre foi o músico compositor dos Fingertips. Portanto, o ADN da banda permanece inalterado desde o início.
No entanto, posso acrescentar apenas que os Fingertips de hoje já voaram de Tóquio a Los Angeles para gravar uma música. Já subiram aos palcos de Singapura, Amesterdão, Berlim, Brighton e Nova Iorque. Filmaram um vídeo em Shanghai e outro em Hollywood. E mostraram as suas músicas também em Sydney e Toronto.
O que quero dizer é que continuamos a compor canções com a mesma paixão de antigamente, mas todas as aventuras que vivemos nos últimos dois anos fazem com que as entreguemos ao nosso público com um carinho especial: o carinho de quem sabe agora quantas vezes tem que se ir à luta para alcançar um sonho.

Fingertips-Promo-AInteressa-vos mudar a noção que a maioria das pessoas tem do nome Fingertips e da música que representa? Ou o que fazem surge na continuidade do que o público conhece?
Honestamente, interessa-nos poder tocar as pessoas através da música, mudar a vida delas, criar novas experiências, levar os fãs a viajar ao passado, sonhar com o futuro ou viver intensamente o presente ao som de uma determinada canção.
É um facto que viajámos do pop-rock para o pop-alternativo. No entanto, essa mudança não nasceu de uma necessidade de mudar a noção que o público tem dos Fingertips, mas sim das nossas experiências nestes últimos anos e do quão natural é a mudança nas vidas das pessoas.

O que andaram a fazer ao longo destes anos? Para onde evoluíram, musicalmente falando?
O novo som dos Fingertips resulta das nossas viagens, do contacto com novas culturas, diferentes públicos e outros músicos e produtores, enfim, todo um mundo até então desconhecido onde pudemos viver nos últimos dois anos.
Conseguimos conciliar a composição e a pré-produção das novas músicas com os concertos que íamos dando pelo mundo fora, tornando o processo criativo muito mais dinâmico. Quando terminámos a pré-produção do primeiro single que lançámos, Out of Control, estávamos muito felizes com o resultado, mas sentíamos que, ainda assim, faltava algo, uma energia que só alguém que tivesse estado fora do processo poderia dar. E foi aí que conhecemos o Mark, que já havia trabalhado com bandas que adoramos e que nos inspiram, como é o caso dos The Killers, dos Fleetwood Mac e dos Imagine Dragons. Fizemos as malas e voámos para Los Angeles, onde depois acabámos também por finalizar o segundo single, Kiss Me.

Out of Control e Kiss Me são os novos singles… Há um EP a caminho? Para quando?
Sim. O Out of Control surgiu da necessidade que temos de cortar com as definições criadas pela sociedade sobre aquilo que é normal e anormal, pois cada pessoa é um ser individual, com características só suas e luz própria, como as estrelas, ao passo que o Kiss Me é uma canção mais voltada para aquele sentimento adolescente de amor à primeira vista, em pleno verão. Os vídeos oficiais dos dois singles, que se podem ver no YouTube, foram filmados em Shanghai e na Califórnia, respetivamente. E são, no fundo, a primeira amostra daquele que será o próximo EP dos Fingertips, que será lançado até ao final deste ano.

Para quando estão agendados os concertos de apresentação dos novos temas? Onde vos podemos ver?
Em novembro iremos fazer dois concertos de apresentação das novas canções, aqui em Portugal: dia 5 no Estúdio Time Out, em Lisboa, e dia 20 na Casa da Música no Porto. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline e nos restantes locais habituais. E para os mais aventureiros, que gostem de viajar, podem fazer as malas e ir connosco até Berlim, onde subiremos ao palco no dia 25!
Até lá, podem seguir-nos nas nossas plataformas sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, para saberem mais novidades!

Vê aqui os dois novos videoclips dos Fingertips:

[Fotos: Between Rainbow]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *