Connect with us

Novidades

Em Itália, cada jovem recebe 500 euros para gastar em cultura

Avatar

Publicado há

em

Todos os italianos – e os estrangeiros residentes em Itália – que completarem, em 2016, 18 anos de idade, vão receber 500 euros para comprarem livros, irem ao cinema e ao teatro e verem concertos e exposições.

Bom incentivo, certo? É uma das mais recentes medidas do governo italiano direcionadas aos jovens, que vai atribuir a cada jovem que complete 18 anos em 2016, 500 euros para gastar na sua formação cultural.

Em Itália, a medida é conhecida por “bónus cultura”, e vai chegar aos jovens através de uma aplicação para smartphone. Trata-se de uma espécie de porta-moedas eletrónico, através do qual cada jovem poderá adquirir livros, bilhetes de cinema, entradas para peças de teatro, museus, concertos ou exposições. O saldo virtual da conta vai sendo utilizado para cada uma destas compras.

Esta era uma das promessas eleitorais do Primeiro-Ministro eleito, Matteo Renzi, e o objetivo é estimular nos jovens o consumo de cultura e o investimento na sua formação. A medida entrará em vigor no início do ano letivo – a partir de 15 de setembro – e vai abranger cerca de 570 mil jovens, nascidos no ano de 1998. O custo para os cofres do Estado estará na ordem dos 290 milhões de euros.

[Foto: Minchioletta @ Flickr]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *