Connect with us

Ciência & Tecnologia

Uma forma de conhecer melhor o Exército Português

Avatar

Publicado há

em

O Arquivo Histórico Militar está ao dispor do público numa nova plataforma, onde podes descobrir tudo sobre as operações militares portuguesas.

Qualquer cidadão pode agora consultar online os fundos do Arquivo, onde encontras informação alusiva a relatórios e cartografias dos teatros de operações, baixas de guerra, projetos contra agressões externas, inimigos presos, correspondência pessoal e institucional, autos sobre conduta das tropas, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos (desde figuras ilustres a soldados), propaganda pitoresca das Colónias/Ultramar e registos satíricos, entre outros.
Este é o principal objetivo do novo Arquivo Histórico Militar, criado através do software Archeevo, da responsabilidade da Keep Solutions, uma spin-off da Universidade do Minho.

De todas as informações constantes deste arquivo, a mais completa e também mais requisitada pertence ao Corpo Expedicionário Português (CEP), o grupo enviado para França na I Guerra Mundial há precisamente um século. Inclui 74 mil boletins individuais de oficiais, sargentos e praças, o Livro de Mortes por Concelho (muito consultado por municípios), mas também a troca de informações com países aliados, a preparação militar em Tancos ou a pesada derrota em La Lys.

A origem do Arquivo Histórico Militar, criado na reforma republicana de maio de 1911, remonta ao arquivo do Conselho de Guerra, nascido em 1640 e considerado o primeiro arquivo militar português. Hoje, está ao dispor do público numa nova plataforma, que podes consultar aqui.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *