Connect with us

Ciência & Tecnologia

“Ganhámos porque propomos uma solução para um problema que afeta milhões de pessoas”

Avatar

Publicado há

em

A Exogenus Therapeutics (Exo-T) é uma empresa portuguesa que desenvolve terapias inovadoras na área da medicina regenerativa, em especial para tratar lesões da pele. Atualmente a finalizar um produto para tratamento de feridas crónicas de difícil cicatrização, associadas a problemas de circulação sanguínea, este grupo de cientistas foi o grande vencedor do Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE em 2015, um concurso que está neste momento a aceitar candidaturas para a edição deste ano.
Entrevistámos a fundadora e Diretora Executiva Joana Simões Correia, e tentámos perceber o que é preciso para ganhar aquele que é um dos mais prestigiados prémios na área da inovação.

A obesidade, a diabetes e o envelhecimento geral da população são as grandes causas para o aumento das feridas crónicas de difícil cicatrização, nos países desenvolvidos. Atualmente, estima-se que existam mais de 50 milhões de pacientes com este problema, todos eles com risco elevado de desenvolver uma infeção generalizada, o que pode levar à amputação do membro afetado ou até mesmo à morte.
Apesar dos avanços terapêuticos nesta área, as soluções de tratamento disponíveis no mercado ainda são escassas e pouco eficazes. É com o objetivo de responder a esta necessidade que a empresa portuguesa Exogenus Therapeutics se encontra a desenvolver o seu primeiro medicamento, de nome Exo-Wound, e que deverá em breve começar a ser testado em humanos.

Para chegar até aqui, esta empresa precisou de mostrar o seu potencial. Fundada por dois investigadores, Joana Simões Correia e Ricardo Neves, e pela gestora Luísa Marques, a fase inicial do projeto participou no programa COHiTEC 2014, para em 2015 “amadurecer significativamente”, nas palavras de Joana Simões Correia. Como? “Primeiro”, explica a fundadora, “com a entrada no programa de aceleração de comercialização de tecnologia ACT by COTEC, com o qual já obtivemos financiamento de 900 mil euros junto da Caixa Capital, em co-investimento com a Change Partners”. Este apoio, assegura, colocou a empresa “um passo mais próximo dos testes clínicos necessários para comprovar o potencial terapêutico do seu primeiro produto”.

Com o programa de aceleração, a Exogenus Therapeutics melhorou também “o Business Plan” e preparou “um pitch mais forte e demonstrador da missão, visão e vontade da empresa”, e concorreu depois ao Prémio Jovem Empreendedor, o mais antigo e um dos mais importantes prémios de empreendedorismo em Portugal, que atribui uma recompensa financeira mas também mentoring, fundraising, networking, formação e incubação.
A vitória na edição de 2015 do concurso deveu-se, na opinião de Joana Correia, a três motivos: “O facto da Exo-T ser um projeto empresarial assente em tecnologia inovadora e disruptiva a nível mundial; um pitch bem estruturado, que é demonstrador da maturidade do projeto; e uma equipa experiente e multidisciplinar, com muita motivação e paixão pela empresa”.

pje_site_anjeEm 2016, o Prémio do Jovem Empreendedor oferece o maior prémio monetário de sempre – 80 mil euros, e promete também ser muito competitivo. A competição volta a ser organizada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em conjunto com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, e conta agora com o apoio da Caixa Capital, que reforçou o valor atribuído e atribui um passaporte direto para a final do Caixa Empreender Award, onde estarão em jogo mais 100 mil euros.
Os apoios complementares avaliados em 10 mil euros incluem mentoring, fundraising, networking, formação e incubação.

Quanto ao Exo-Wound da Exogenus Therapeutics, encontra-se neste momento em fase de desenvolvimento pré-clínico, e espera-se que possa ser testado em humanos em breve, estando o início dos ensaios clínicos previsto para 2019.

As candidaturas ao Prémio do Jovem Empreendedor decorrem até 30 de setembro, e poderão ser submetidas online até 31 de agosto.

[Foto: Prémio do Jovem Empreendedor]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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