Connect with us

Novidades

Cinco universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Avatar

Publicado há

em

Num novo ranking divulgado recentemente, Lisboa, Porto, Minho, Aveiro e Coimbra merecem destaque entre as melhores do mundo.

O Academic Ranking of World University é um ranking elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai, e está na lista dos mais conceituados à escala mundial. A atualização desta tabela foi divulgada, e inclui cinco universidades portuguesas entre as melhores, de um total de 1200 instituições.

A Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra são as representantes lusas indicadas, e destas, a Universidade de Lisboa é a melhor colocada, na 160ª posição mundial, na 53ª posição dentro da União Europeia, e 2ª classificada no espetro ibero-latinoamericano, apenas atrás da Universidade de São Paulo.
A presença portuguesa neste ranking é completada pelas universidades do Porto – no 323º lugar, pela Universidade do Minho – no 463º lugar, pela Universidade de Aveiro – no 467º lugar e pela Universidade de Coimbra – no 477º posto, sendo as instituições do Minho e de Aveiro entradas novas neste conceituado ranking.

A Universidade de Lisboa refere, em comunicado, que esta classificação está relacionada com a fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa em 2013, uma decisão que “colocou a ULisboa numa posição sem precedente no contexto português”, permitindo-lhe subir 82 posições neste ranking “em apenas três anos”.

Nos lugares cimeiros do Academic Ranking of World University figuram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley.

[Foto: Universidade de Lisboa]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *