Connect with us

Novidades

“Educar Pixel a Pixel”: por melhores condições em Luanda

Avatar

Publicado há

em

“Educar Pixel a Pixel” é uma campanha de angariação de fundos que pretende ajudar a Escola Palankinha, em Luanda. Com o objetivo de angariar fundos para a 2ª fase de requalificação da escola em Angola, a APDES recorreu a esta campanha solidária online, onde por cada euro doado, através do site da Escola da Palankinha, um pixel da imagem dos alunos ganha cor e um futuro.

Este é um dos projetos da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), composta por pessoas das áreas do ensino, psicologia, antropologia e sociologia, que tem como objetivo implementar um modelo pedagógico promotor de educação, saúde e cidadania, bem como dinamizar programas e serviços na área da saúde e emprego.

O projeto foi vencedor do Energy Globe National Award 2016, que distingue os melhores projetos mundiais a nível da sustentabilidade em cinco categorias, e do prémio na área de arquitetura Habitar Portugal, na categoria de Obras no Estrangeiro.

O nome “Educar Pixel a Pixel” foi escolhido pelos alunos provenientes do Bairro de Capalanka para designar o projeto que a APDES está a desenvolver nesta localidade em Luanda. Em comunicado, lê-se: “foi a própria comunidade que sugeriu, em 2008, esta iniciativa e que indicou o acesso à educação como a maior carência local”.

No bairro, vivem cerca de 120 000 pessoas, das quais 45% terão menos de 15 anos. Para as 55 000 crianças, existem apenas quatro escolas primárias.
Assim, o projeto quer não só reabilitar a sua estrutura física mas também oferecer condições e instrumentos que “potenciem o seu papel de motor de desenvolvimento comunitário”.

O “Educar Pixel a Pixel” dará resposta à 2ª fase de requalificação da escola, com a construção de casas de banho, um campo de jogos, formação de mais professores e ao resto do trabalho na comunidade, com a finalidade de replicar o projeto “Escola da Palankinha”.

[Foto: MEDIAsounds]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *