Connect with us

Novidades

Começou o The Tall Ships Races!

Avatar

Publicado há

em

Nos próximos quatro dias, cerca de 1 milhão de pessoas vai visitar o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, para conhecer os 50 grandes navios da regata The Tall Ships Races. A Mais Superior subiu a bordo de um deles, acompanhou a sua chegada a Lisboa, e conta-te tudo o que podes esperar deste evento, que decorre de 22 a 25 de julho.

São, de facto, na2vios muito imponentes aqueles que estão atracados ao longo do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a propósito da regata The Tall Ships Races, uma verdadeira festa do mar, que te dá a oportunidade de aprenderes sobre náutica e sobre o que significa “viver” no mar. Isto porque este evento celebra a escala em Lisboa de meia centena de navios, que se encontram a fazer uma regata de várias etapas – de Lisboa, os navios sairão em direção a Cádiz, em Espanha, e daí para a Corunha, onde terminará o festival.

Com estes navios, viajam também muitos jovens. 500, para sermos mais precisos. Graças ao apoio da Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, inscreveram-se para participar no The Tall Ships Races e fazer parte da tripulação de vários dos navios que agora chegaram a Lisboa. Para trás ficaram dias de viagem no mar, de aprendizagem e, sobretudo, de muita camaradagem. E de amigos, daqueles que ficam para a vida.

Estamos a bordo do navio NTM Creoula, um navio cheio de história e com uma grande tradição na Marinha Portuguesa. Com quase 80 anos de mar, uma das suas missões atuais é a formaç4ão marítima dos jovens. Catarina Araújo Branco é, este ano, um deles. Tem 16 anos e diz que “hesitou” na hora de decidir juntar-se a esta aventura: “Acabei por apostar em viver uma experiência nova, onde passei boa parte do tempo a trabalhar e a ajudar nas tarefas no navio, mas também pude conhecer pessoas fantásticas que levo comigo, e ouvir as muitas histórias que os marinheiros têm para contar!”

O que fazem os jovens a bordo destes navios? Carvalho de Oliveira é o Comandante do Creoula, e explica que “cada um deles é integrado na tripulação, e iniciado nas tarefas que terá de cumprir a bordo, que são de apoio à navegação e à manutenção do navio: ajudam na cozinha, nas velas, na limpeza, entre outras coisas”.
Estes rapazes e raparigas inscreveram-se através da Aporvela, alguns deles pela segunda, terceira ou até quarta vez. Vêm de todas as zonas de Portugal, por curiosidade ou por paixão pelo mar.

3Um deles é o Tiago Pinto, de 20 anos, atualmente a tirar a licenciatura em Jornalismo na Universidade Europeia, e que já participa no The Tall Ships Races desde… 2012: “Já navego há quatro anos, e lembro-me da primeira vez que subi a bordo de um destes navios. Não sabia ao que vinha! A verdade é que fiquei completamente apaixonado pelo evento, porque sempre gostei do mar, e ver estes navios todos a largar do Tejo é uma sensação única, sobretudo para quem participa”.
A partir daí, ficou o bichinho, e o Tiago não perde uma. Começou por trabalhar a bordo “na secção dos instrumentos”, e hoje é “chefe de quarto”, dedicando-se “a ajudar os que acabam de chegar”.

O que se ganha com uma experiência destas? “Independência, respeito pelo mar, mas acima de tudo, amizades”, diz o Tiago, antes de terminar com uma mensagem: “Quem gostar de navios, tem de experimentar!”

De 22 a 25 de julho, o The Tall Ships Races está à tua espera, em Lisboa. Vem até cá, e passa pelo stand da Mais Superior!

[Reportagem e Fotos: Tiago Belim]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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