Connect with us

Lazer & Cultura

Sons ibéricos no Festival Folk Celta

Avatar

Publicado há

em

A 9ª edição do Festival Folk Celta vai ter lugar nos dias 29 e 30 de julho, na Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, e já tem line-up completo.

São os sons ibéricos que vão marcar a edição deste ano do Festival Folk Celta. Com as margens do Rio Lima como cenário, este festival, organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, aposta novamente em dois palcos a funcionar em alternativo – o Palco Terras da Nóbrega e o Palco Bricelta.

No primeiro dia do festival, o Palco Terras da Nóbrega arranca com os Pet Piper’s Project, que estiveram o ano passado no Palco Bricelta, e que regressam agora para uma atuação mais extensa. Seguem-se os Galandum Galundaina, uma instituição do património musical e etnográfico das Terras de Miranda que apresentam neste concerto o seu mais recente disco, e por fim, a reconhecida gaiteira galega Susana Seivane, que coleciona colaborações com nomes de peso da folk internacional.

A 30 de julho, sobem ao palco os Talabarte, um trio único, estritamente acústico e baseado na música tradicional. Naturais da Galiza, propõem uma viagem à música popular desta região, com um repertório cheio de referências a ritmos, melodias e composições de outras latitudes espanholas, misturando versões e composições da sua própria autoria. A programação segue com António Zambujo, que celebra aqui o seu casamento com a Folk, depois de uma intensa e bem sucedida digressão pelos Coliseus e de ter vencido o Globo de Ouro para Melhor Artista Nacional.
A festa termina com os Retimbrar, que exploram ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, com o objetivo maior de perpetuar a herança popular e cultural de todos nós. Voa Pé é o título do disco que trazem na bagagem.

O Concurso Novos Valores da Folk ditou que a brasileira Lÿra – uma cantora de folk alternativo com 19 anos de carreira que se deixa inspirar pelo rock e pelo gótico, vai inaugurar o palco no dia 29 de julho. Seguem-se os The Oafs, naturais de Viana do Castelo e defensores do indie folk, pop rock e músicas do mundo; e os Virandeira Folk que nos chegam da Galiza com um disco de homenagem às sonoridades celtas de Norte a Sul do Atlântico.

Consulta aqui o calendário completo:
Dia 29 de julho
Palco Terras da Nóbrega 
22 horas – Pet Piper´s Project 
23h05 – Galandum Galundaina 
00h30 – Susana Seivane
Palco Bricelta
21h30 – Lÿra
22h45 – The Oafs
00h05 – Virandeira Folk

Dia 30 de julho
Palco Terras da Nóbrega 
22h15 – Talabarte
23h30 – António Zambujo
01h05 – Retimbrar
Palco Bricelta
21h30 – Palankalama
23 horas – Drusuna
00h45 – Triquel

[Foto: MEDIAsounds]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *