A principal entidade de financiamento público de investigação científica do país nomeou um novo presidente.
Paulo Ferrão é o novo presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e tem tomada de posse agendada para o próximo dia 10 de fevereiro. Paulo Ferrão tem 53 anos, é Professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) e era, desde 2006, o diretor nacional do programa MIT-Portugal, uma parceria internacional de diversas universidades e instituições portuguesas com o Instituto de Tecnologia do Massachusetts (EUA) na área de sistemas de engenharia, promovido pela FCT.
Doutorado em Engenharia Mecânica, especializou-se em sistemas sustentáveis de energia e ecologia industrial. Tem uma carreira científica baseada na energia e na ecologia industrial, especializando-se no trabalho em áreas como a gestão de resíduos e os sistemas urbanos. Esteve também entre os fundadores do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) do IST, que era dirigido por Manuel Heitor até assumir o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A nova equipa, chefiada por Paulo Ferrão, vai agora substituir a equipa de Miguel Seabra/Maria Arménia Carrondo à frente da FCT. Esta escolha foi anunciada após a conclusão da audição da comunidade científica sobre o futuro desta fundação, feita na sequência das observações de um Grupo de Reflexão composto por mais de 30 cientistas para discutir os princípios que devem orientar a FCT e a nomeação da nova direcção, e da audição de diversas pessoas e instituições.
[Foto: Fundação para a Ciência e a Tecnologia]