Connect with us

Lazer & Cultura

Já começou o KINO 2016!

Avatar

Publicado há

em

Lisboa, Porto e Coimbra recebem as mais recentes tendências do cinema da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de volta para mostrar o que se faz no cinema alemão (e não só) e traz consigo um programa de curtas metragens e documentários, e uma Mostra para Escolas, para os mais jovens. A 13ª edição da KINO começou ontem, dia 27 de janeiro, e dura até 4 de fevereiro.

Este ano há 37 filmes em mostra, dos quais 30 são alemães, 3 são austríacos, 3 são suíços e 1 é luxemburguês. A KINO 2016 propõe 12 longas metragens de ficção na secção Mostra Principal, 7 documentários na secção KINOdoc, 8 longas-metragens na retrospetiva Rosa von Praunheim, 7 curtas metragens em duas sessões de curtas, e mais 3 filmes na Mostra para Escolas.

Rosa von Praunheim é o realizador cuja obra será alvo de uma retrospetiva, organizada em colaboração com a Cinemateca Portuguesa e com o crítico de cinema Augusto M. Seabra. O realizador é uma figura importante e polivalente do movimento político homossexual na Alemanha, realizador de mais de 70 filmes, autor e professor de cinema.

O argumentista Ulrich Peltzer, a realizadora Elfi Mikesch e os realizadores Oliver Sechting e Karl Markovics são também convidados da KINO 2016, que aborda aspetos atuais da realidade como a busca de refúgio e a procura de asilo — tratados em três documentários, a partir de três perspetivas diferentes. A par desses, temas como a terra natal e a família ocupam também um papel de destaque no programa.

A KINO 2016 passa por Lisboa (27 de janeiro), Coimbra (28 a 30 de janeiro) no Teatro Académico de Gil Vicente, e pelo Porto (30 janeiro a 1 fevereiro) na Fundação de Serralves e Casa das Artes.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *