Connect with us

Novidades

Tudo sobre o novo iOS 9

Avatar

Publicado há

em

O novo sistema operativo da Apple está desde ontem disponível para (alguns) dos nossos iPhones e iPads. Já sabes tudo sobre as novidades que ele te traz?

Para já, ainda são muitos os utilizadores Apple a não conseguir fazer o download do novo iOS, algo que se deve ao problema do costume: toda a gente a querer aceder rapidamente e em simultâneo à nova cara de um grande grande vício. E nem os servidores da Apple aguentam tanta procura.

Apesar disso, e até porque o problema se vai resolvendo a ele próprio, o melhor é tomares já contacto com tudo o que o novo iOS traz de novo. E não, não é nenhuma revolução. É antes uma evolução do 8 e, segundo a marca da maçã, do próprio Android. As novidades centram-se nos novos serviços e na melhoria de algumas ferramentas, com destaque para a Siri.

Primeiro há uma app chamada Notícias, que ao que parece ainda não chegou a Portugal. Ela pretende ser o pólo agregador da informação do utilizador, consoante os seus interesses, e funciona de forma semelhante ao Flipboard.
Depois, a aplicação Notas. Foi melhorada e tem agora mais capacidades, como a criação de listas de tarefas ou de compras, e a localização de mapas, fotografias e links. A Apple também criou um modo de anotação livre, onde em vez de escreveres com o teclado podes fazê-lo com o dedo.

A aplicação Mapas também foi atualizada, onde terás acesso à integração de informação sobre transportes públicos, útil para o planeamento de viagens, seja de lazer ou no trajeto casa-trabalho. Há ainda a funcionalidade de pesquisa por proximidade, que diz ao utilizador quais as principais atrações ou serviços que estão disponíveis por perto.
A nova aplicação iCloud Drive faz com que tenhas sempre disponíveis não só os ficheiros armazenados no serviço, como também uma ferramenta de pesquisa que rapidamente encontra os ficheiros mais importantes.

Mas uma das maiores novidades do iOS 9 é mesmo a possibilidade de fazer multitasking no iPad. Será agora possível ter duas aplicações abertas no mesmo ecrã, mas com formatos diferentes disponíveis. A opção Slide Over permite-te deslizar uma segunda aplicação sobre a app que já estás a executar, para que não percas “o fio à meada” e possas deitar o olho a mais informações sempre que precisares.
Já no modo “ecrã dividido”, poderás ter duas aplicações abertas em simultâneo. As possibilidades são muitas, mas para este modo em específico vais precisar de um iPad Air 2.

A assistente virtual Siri também está mais potente: Percebe-te melhor, consegue entender contextos gramaticais e tem um sistema de pesquisa melhorado.
De resto, a Apple assegura que o iOS 9 garante maior tempo de duração da bateria, que melhora os níveis de segurança e que a própria fluidez de navegação também sairá reforçada.
E se o iOS 8 consumia 4,58GB de armazenamento, o iOS 9 só vai precisar de 1,3GB.

Para atualizares o teu smartphone ou tablet para o iOS 9, precisas de ter um dos seguintes modelos:
– iPhone 4s
– iPhone 5
– iPhone 5c
– iPhone 5s
– iPhone 6
– iPhone 6 Plus
– iPhone 6s (já vem de origem)
– iPhone 6s Plus (já vem de origem)
– iPod Touch 5ª geração
– iPod Touch 6ª geração
– iPad 2
– iPad 3ª geração
– iPad 4ª geração
– iPad Air
– iPad Air 2
– iPad Pro (já vem de origem)
– iPad Mini
– iPad Mini 2
– iPad Mini 3
– iPad Mini 4

[Foto: Apple]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *