Connect with us

Lazer & Cultura

Música romântica no Festival de Sintra

Avatar

Publicado há

em

De 9 de maio a 7 de junho, Sintra volta a ser o palco da música romântica com o Festival de Sintra, o mais antigo festival do país que celebra este ano a sua 50ª edição com uma homenagem à Marquesa de Cadaval.

Como novidade desta edição, a Câmara Municipal de Sintra transmite em direto, via streaming, e em diferido, alguns dos concertos do festival, nos espaços públicos das freguesias mais populosas do concelho.
A inaugurar o festival, no dia 9 de maio (Dia da Europa) o pianista Nelson Freire sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para apresentar um recital de piano, concerto que assinala ainda a celebração do 70º aniversário do pianista.

10 de maio é dia do encerramento do primeiro fim de semana que se propõe ao diálogo de gerações, onde o concerto “Jovens Talentos” irá revelar nomes emergentes da música clássica como Varvara Kutusova, de 11 anos, e Alexander Malofeev, de 13 anos.

A música de câmara dá o tom ao segundo fim de semana do Festival de Sintra, com um concerto doDuo Frédéric Pelassy/Ghizlane Hamadi, no Palácio Nacional de Sintra, na sexta-feira, 15 de maio. Nos dias seguintes a Condessa Teresa Schonborn, neta da Marquesa de Cadaval, abre as portas da Quinta da Piedade para receber o Trio Aeternus e o Quarteto de Moscovo.

Sob o tema piano romântico, os músicos Anna Pavlova, Jeffrey Swann e Anastasyia Naplekovarevisitam obras de alguns dos mais reconhecidos compositores como Schubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros. Estes concertos têm lugar no Palácio Nacional de Queluz e na Quinta da Piedade e compõem o programa para os dias 22, 23 e 24 de maio.

Um dos momentos altos desta edição do Festival de Sintra é o fim de semana dedicado à Marquesa de Cadaval, que será evocada em dois concertos no Palácio Nacional de Sintra: sexta-feira, 29 de maio, sobem ao palco o Quarteto Lopes Graça com Olga Prats no piano e domingo, 31 de maio, tem lugar o concerto “Evocações” – Olga Cadaval, e ainda “Ausências”, um recital de piano acompanhado por poesia declamada pelos atores Leonor Seixas e Paulo Pires.

À exceção do concerto de encerramento, de entrada livre, todos os ingressos terão um preço fixo de 10 euros. O valor da bilheteira reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.

[Foto: Festival de Sintra]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *