Connect with us

Novidades

O teu design na separação de resíduos

Avatar

Publicado há

em

A Sociedade Ponto Verde acaba de lançar concursos para o design de sacos para a separação de resíduos, e para o ecoponto doméstico. Ambos serão apresentados no Festival In, e ambos decorrem até ao dia 22 de maio.

O sucesso do processo de reciclagem começa em casa, com a separação correta dos resíduos. A Sociedade Ponto Verde sabe isso e, por essa razão, vai lançar dois novos concursos de design, com o objetivo de encontrar soluções criativas e funcionais para a separação de resíduos de embalagem.

As duas ações – para o desenvolvimento de um novo ecoponto doméstico e para o design dos três sacos reutilizáveis que constituem o conjunto de ecobags para separação seletiva de embalagens – serão apresentadas no dia 23 de abril, no decorrer do Festival In, que terá lugar na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A primeira iniciativa será desenvolvida em parceria com a OVO e visa o desenvolvimento de um novo ecoponto doméstico com formato apelativo, que deverá ter um custo reduzido para que seja economicamente acessível a todas as pessoas, e com a dimensão adequada tendo em conta o reduzido espaço existente nas habitações para este fim. Por outro lado, o novo ecoponto em plástico deverá possibilitar a recolha até 4 materiais, com volumes repartidos e ajustáveis, e ter em conta aspectos ergonómicos para a deposição e recolha dos resíduos.

Em paralelo, a Sociedade Ponto Verde volta a apelar à criatividade dos estudantes de design para a decoração dos três ecobags para separação de embalagens usadas. O 3º concurso de design “Recicl’arte” tem por principal objectivo encontrar a solução mais criativa de decoração dos três sacos que constituem o conjunto de ecobags para separação seletiva de embalagens.

Os participantes deverão criar a imagem dos ecobags em função das regras de separação de materiais: verde para o vidro, azul para o papel e cartão e amarelo para o plástico e metal. O vencedor verá a sua criação e assinatura impressas na próxima impressão de ecobags da Sociedade Ponto Verde e, adicionalmente, receberá um prémio pecuniário no valor de 2500 euros. Os 2º e 3º classificados receberão um prémio no valor de 500 euros.

A decorrer até 22 de maio, estes concursos têm como destinatários principais estudantes de design, ou outros profissionais desta área.

Os trabalhos finalistas escolhidos pelo júri Sociedade Ponto Verde serão sujeitos a votação online na página de Facebook da Sociedade Ponto Verde em www.facebook.com/sociedadePontoVerde.

[Foto: Sociedade Ponto Verde]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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