Joana Duarte e Natacha Neves são antigas alunas do IADE e transformam papel usado em cadernos ilustrados. O projeto chama-se Purple Pineapple e junta a paixão de ilustrar ao manuseamento de produtos de papel.
Conheceram-se quando frequentaram o mestrado em Design e Cultura Visual do IADE – Creative University, e têm hoje em comum uma marca cujo portfólio está em expansão. Joana Duarte e Natacha Neves, de 24 e 25 anos respetivamente, criaram em 2013 a Purple Pineapple – inicialmente apelidada de My Little Notebook – ao perceberem a quantidade de papel gasto pelas gráficas, e como este podia ser aproveitado para fabricar “caderninhos” artesanais e criativos.
O aumento de notoriedade da marca fez com que as antigas alunas do IADE decidissem desenvolver mais produtos além dos cadernos exclusivos. Sacos de pano – a alternativa ecológica aos sacos de plástico –, scrapbooks e journals, decorações para efemérides como o Natal ou ideias originais para prendas são outras propostas disponibilizadas pela marca.
Em março, as jovens estiveram presentes na Wonder Room da Moda Lisboa 2015 para provarem que, em Portugal, ainda há espaço para novos ilustradores e também para um novo mercado de papelaria, design e estacionário. Atualmente, as duas colegas e amigas assumem-se como empreendedoras de uma marca nacional onde a ilustração é a chave principal do projeto.
[Foto: IADE – Creative University]