Connect with us

Novidades

Marca Património Europeu para a Biblioteca da Universidade de Coimbra

Avatar

Publicado há

em

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra recebe hoje em Bruxelas a Marca Património Europeu, que destaca contributos importantes para a história, cultura e da integração europeias.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, considerada a mais rica biblioteca universitária do mundo lusófono, completou em 2014 os 500 anos.
Herdeira da Casa da Livraria, mencionada numa ata de 12 de fevereiro de 1513, quando a Universidade portuguesa funcionava em Lisboa, a Biblioteca Geral tem os seus fundos bibliográficos e documentais distribuídos por sete pisos e está inserida na zona universitária de Coimbra, Património Mundial da UNESCO. A Biblioteca conta com um acervo de 1,5 milhões de livros, disponíveis em 28 quilómetros de estantes, e tem no espólio do compositor António Fragoso e em parte do do escritor Almeida Garrett as mais recentes adições.

A Marca do Património Europeu foi criada em 2011 por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, e procura evidenciar o património europeu comum, “a fim de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos europeus à União e ao diálogo intercultural”, conforme mencionado na página online da União Europeia.

Nesta edição de 2014 foram submetidos a nomeação 36 sítios, tendo sido recomendada a atribuição da Marca a 16, dois em Portugal, que hoje recebem oficialmente a distinção pela Comissão Europeia. O outro corresponde à lei da abolição da pena de morte, assinada pelo rei D. Luís em 1867.

[Foto: Universidade de Coimbra]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *