Connect with us

Novidades

Caça ao plágio na Universidade de Lisboa

Avatar

Publicado há

em

Naquela que é uma medida absolutamente inovadora, a Universidade de Lisboa e todas as suas faculdades estão agora a usar um software que deteta plágios nos trabalhos dos alunos.

Este é o primeiro ano letivo em que todas as faculdades da Universidade de Lisboa passaram a usar software que deteta plágios nas teses e trabalhos académicos de alunos. Através da comparação dos trabalhos assinados pelos alunos com bases de dados internacionais, é feita a inspeção de eventuais irregularidades, procurando também evitar que trabalhos plagiados possam ser aprovados sem que os serviços académicos os detetem.

O software – que tem o nome de Ephorus – deu origem a uma deliberação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que recomenda aos professores especial atenção no que toca à vigilância sobre os trabalhos escritos pelos alunos. Com o uso desta plataforma, os alunos passam a ter de assinar uma declaração em que afirmam estar cientes do uso do software, e das consequências que a deteção de plágio pode ter, académica e legalmente.

Ao longo dos últimos quatro anos, o Ministério da Educação só abriu 7 processos relacionados com plágio, mas alguns estudos indicam taxas de 40% no que a plágios em trabalhos de estudantes diz respeito.

[Foto: Universidade de Lisboa]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *