Connect with us

Novidades

José Quitério é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2015

Avatar

Publicado há

em

O crítico gastronómico e jornalista José Quitério é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2015, um dos mais relevantes prémios nas áreas da Ciência e da Cultura, no valor de 25 mil euros.

Com 72 anos e natural de Tomar, o vencedor do galardão foi estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e tornou-se conhecido pelos 38 anos de crítica gastronómica no semanário “Expresso”, onde foi fundador da secção de Gastronomia. Em 2013, foi distinguido como Personalidade do Ano na Gastronomia pela revista WINE – A Essência do Vinho.

Além da escrita para imprensa, é autor de diversas obras sobre alimentação e gastronomia portuguesa, tais como, o “Livro de bem comer: crónicas de gastronomia portuguesa” (1987), “Histórias e curiosidades gastronómicas” (1992) e “Escritores à mesa (e outros artistas)” (2010). Com este último venceu o Prémio “Literatura gastronómica” nos World Cookbook Awards.

O Prémio, que tem o apoio do Banco Santander Totta, será entregue no dia 1 de Março, durante a Sessão Solene comemorativa do 725º aniversário da Universidade de Coimbra.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *