Connect with us

Lazer & Cultura

O Festival Córtex volta a Sintra

Avatar

Publicado há

em

Mais filmes, mais secções e uma viagem cinematográfica ao país de Lars von Trier. É o Festival Córtex 2015, que estará de volta a Sintra entre os dias 12 e 15 de fevereiro.

De 12 a 15 de fevereiro, a 5ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens volta a levar o cinema à vila de Sintra, e com várias novidades. Desde logo, o aparecimento de duas novas secções, o aproveitamento do recentemente inaugurado MU.SA, Museu das Artes de Sintra, e a homenagem a Lars von Trier e ao cinema dinamarquês.

No arranque desta edição – a 12 de fevereiro – será possível conhecer dois filmes de Lars von Trier, realizados ainda enquanto aluno da Danish Film School: “Nocturne” e “Befrielsesbilleder / Image of a Relief”, e seguidos de uma conversa em torno da obra do realizador.

Quanto às novas secções, “Hemisfério” será um espaço dedicado a uma instituição cinematográfica internacional, tendo sido escolhida para este ano a Danish Film School, e serão exibidas 5 curtas metragens realizadas pelos alunos desta escola.

A outra novidade é uma competição a pensar no público infantil: o Mini Córtex. Resulta de uma colaboração com a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, e exibirá 9 curtas de animação portuguesas e internacionais.

Quanto à Competição Internacional, é composta por 12 curtas – mais que a edição anterior – e corresponde a um aumento do número das inscrições no festival. Na Competição Nacional serão exibidas 16 curtas metragens, produzidas entre 2013 e 2014.

Haverá ainda um vasto leque de atividades complementares, com destaque para a palestra “The Making of Lars von Trier”, a masterclass do realizador João Canijo e a atriz Anabela Moreira, o workshop de cinema de animação para crianças, o concerto do músico dinamarquês Mikkel Solnado e o concerto de música erudita com a violinista Lilia Donkova e o acordeonista Gonçalo Pescada, com projeção de imagens do realizador dinamarquês Carl Dreyer.

[Foto: Festival Córtex]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *